Cheques devolvidos
Se você não se lembra exatamente a teoria de Maslow, é aquela que se define que as necessidades das pessoas segue uma hierarquia e que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto, ou seja, elas são atingidas em uma ordem específica. A pirâmide ao lado representa os 5 níveis da teoria de Maslow. No nível mais baixo estão as necessidades fisiológicas, como comida. Ninguém consegue pensar em segurança e estima se não tiver fatores tão básicos resolvidos. E por aí segue. O segundo nível é o da segurança, que significa tanto segurança na vida como segurança no emprego.
Ainda segundo Maslow, as necessidades fisiológicas, de segurança a algumas sociais são fatores desmotivacionais ou higiênicos. Ninguém consegue motivar alguém suprindo essas necessidades, mas certamente a falta gerará desmotivação. Todos os outros níveis já são considerados fatores motivacionais.
Pois bem, técnicas modernas de estudo do cérebro estão destruindo com algumas bases de Maslow. Na Universidade da Califórnia em Los Angeles (Ucla), algumas pessoas foram submetidas a um jogo eletrônico enquanto tinham seu cérebro monitorado. O jogo, apelidado de Cyberball, consiste de três avatares que jogam bola entre si. Você controla um dos avatares. O interessante do experimento é que, no meio do jogo, os outros dois avatares simplesmente começam a ignorar o seu avatar e jogar bola somente entre si, não passando mais para o seu avatar. O sentimento de exclusão e de raiva gerado pelo ostracismo dentro do jogo foi mapeado no cérebro na mesma zona da dor física, ou seja, o sentimento de exclusão provoca no cérebro a mesma reação que a dor física. A conclusão do estudo é que a "dor social" e a dor física podem