Chef helena rizzo
Helena Rizzo
Alunos: Filipe Schmalz, Eduarda Buffara, Tayla Ottoni, Raquel Mussi.
Helena, nasceu em Porto Alegre em 1978 , começou a vida profissional como modelo, mas queria mesmo cozinhar, aos 18 anos largou a faculdade de arquitetura e mudou-se para São Paulo. O pontapé inicial foi um estágio no Roanne em 1997 ,também estagiou com Emmanuelle Bassoleil, Luciano Bossegia e Neka Mena Barreto ,aos 21 anos abriu com mais dois sócios o Na Mata Café, onde trabalhou durante dois anos como chef de cozinha.
Em busca de novas experiências, deixou São Paulo esteve por cinco meses na Italia onde estagiou em dois restaurantes, entre eles Sadler, em Milao. Depois foi para a Espanha, onde morou três anos, conheceu seu marido o chef Daniel Redondo e passou por oito restaurantes distintos . Em 2006 Rizzo e Redondo se juntaram a Fernanda Lima e Pedro Paulo Diniz para abrir o então aclamado Maní. Entre os grandes prêmios de sua carreira Helena foi a personagem principal de uma matéria de quatro páginas da Vogue amricana, a chef do restaurante Maní conquistou o Prix chef de l'Avenir (prêmio chef do futuro) pela Académie Internationale de la Gastronomie, que fica em Paris, o Maní também foi eleito restaurante do ano pela revista prazeres da mesa em 2010 e 2012, fora isso Rizzo foi nomeada chef do ano em 2009,e alias a primeira mulher a conquistar o titulo. A pouco tempo o Maní entrou para o ranking dos cem melhores restaurantes do mundo, elaborado pela revista britânicaRestaurant Magazine.
Na cozinha a chef usa hoje no Maní produtos nativos que vão dos produtores diretamente para o estabelecimento. Como o queijo da Serra da Canastra, arroz orgânico que vem do sul do país, farinha de mandioca pernambucana, a araruta do Recôncavo Baiano, além de batatas doces, mandiocas e seus sub-produtos, como os vários tipos de farinha, o tucupí e o amido. Ela prioriza sempre que possível os produtos orgânicos.
Em relação