Che Guevara
Ernesto Rafael Guevara de La Serna, mais conhecido como Che Guevara, foi uma famoso revolucionário socialista de século XX. Argentino, nasceu na cidade de Rosário em 14 de junho de 1928 e faleceu em 9 de outubro de 1967, na aldeia de La Higuera, na Bolívia.
A partir do documentário Personal Che, vem à tona uma ambiguidade. Quem foi Ernesto de fato, um santo ou um demônio, e pelo o que realmente lutava? Talvez não obtenhamos essas respostas nunca, sabemos que, ele cursou medicina, fazia trabalhos voluntários e filantrópicos, que era um revolucionário socialista, e que lutava por ideias de liberdade de um povo oprimido e sem condições.
Che Guevara se torna um santo para os cubanos e assim permanece até hoje.
Ele realmente estava nas lutas, não tinha intermediários, acreditava tanto em seus ideias que sua vida passava a ter pouco valor diante das batalhas, o que de fato importava era o amor a causa, ele não pregava somente suas ideias, afirmo isso baseada em relatos de admiradores e amigos, ele as vivia.
Era ateu, e possivelmente não gostaria da imagem que passam dele hoje, a de um santo, um Cristo do século XX. Era um socialista que buscava uma distribuição igualitária de renda, terras, educação, saúde, etc. E firmada nessas informações, ele não gostaria de ter seu nome vinculado a uma forma de capitalismo, seu nome está em todos os lugares, botons, chaveiros, lembrancinhas de toda espécie, camisas de Che são usadas por diversas pessoas de todo o mundo, essas exibidas com orgulho por alguns desavisados. Desavisados sim, pois não conhecem o outro lado da história. É sabido que Che lutou ao lado de Fidel Castro, para