Chaves para a psicologia do desenvolvimento
- A duração da adolescência varia em épocas, culturas, países e até mesmo dentro de comunidades. Hoje é possível observar uma transição lenta e difusa. A sociedade atual favorece o prolongamento, pelo menos de alguns aspectos, para aperfeiçoar a capacitação para o mercado de trabalho, por exemplo.
- Adolescência: período decisivo do ciclo vital, inserção no mundo social sem a família, atingirá autonomia psicológica. Desenvolvimento, segundo nascimento psicológico. Está implícito, na palavra, que é um período conflituoso. É um processo que varia no ritmo e intensidade.
- Puberdade: mudanças corporais, mudança radical das estruturas bioquímicas e morfológicas do soma.
- São processos não exatamente simultâneos, independentes por completo em alguns aspectos. Caso a puberdade aconteça de forma atenuada, ou não aconteça, nem por isso a adolescência deixará de se manifestar.
Contribuições teóricas:
W. Stanley Hall
- acontece dos 12/13 aos 22/24 anos.
- “Segundo nascimento”: desenvolvimento de traços mais essencialmente humanos.
- Teoria Darwinista, recapitulação do ser humano: toda fase que o homem passa em seu desenvolvimento corresponde a etapas que ocorreram na historia da humanidade.
- Adolescência equivale a quando a espécie estava em época de transição e turbulência, o que acontece com o ser humano durante essa etapa.
Freud
- Período de recapitulação de reativação do complexo de Édipo e experiências anteriores, nas quais os resíduos deveriam ter sido resolvidos.
- As transformações somáticas da puberdade são a origem das mudanças psicológicas da adolescência.
- Aumento de pressão pulsional: rompe o equilíbrio do período de latência.
Anna Freud
- Adolescentes são excessivamente egoístas, consideram-se o centro do universo e único objeto de interesse.
- É capaz de grande generosidade, sacrifício e devoção.
- Vida oscilante, caracterizada pelos