Chave de braço
As técnicas da chave de braço são muito importantes para os profissionais de segurança pública. No âmbito de suas atribuições o agente de segurança pública não deve usar força excessiva, principalmente considerando que a pessoa pode ser apenas um individuo “alterado” da instituição onde ele se encontrae não um marginal ameaçando a sua vida.
Outro exemploo agente de segurança pública deve cuidar a todo custo sua força, pois imagine se houver um incidente mais grave vai manchar a imagem da instituição. O grande problema da chave braço é que o policial deve preservar a integridade física de seu agressor, enquanto este só pensara em tirar a sua vida. Apenas muito treinamento trará a qualificação necessária.
Algumas regras para aplicar uma chave de braço com maior segurança:
Antes de sair do ponto estratégico verifique o local para analisar corretamente a situação como um todo. Muitos marginais utilizam “confusões” para tirar a atenção do policial a fim de surpreendê-lo.
Sempre peça para o patrulheiro dar cobertura na abordagem de um suspeito.
Para controlar uma pessoa podemos utilizar a técnica ou da força física superior , não tendo o domínio técnico o mais forte da guarnição deve fazer a abordagem.
Quandoa técnica funcionar, mude imediatamente a técnica, se precisoao invés de tentar controlar aplique um golpe contundente para imobilizar o agressor. , deformidade, dor intensa, incapacidade funcional.
Local que esta em vermelho é onde é feito a pressão com objetivo de imobilizar o braço do individuo.
ERROS COMETIDOS AO RELIZAR A CHAVE DE BRAÇO
Durante a realização do movimento da chave de braço, são cometidos alguns erros q podem levar a lesões, que podem ser:
a) Contusão
Definição: Traumatismo de baixa energia que, normalmente não causa impotência funcional.
Sintomas: Hematoma, dor a palpação.
Diagnóstico: Exame físico, radiografias.
Tratamento: - Crioterápica (gelo), AINE ( antiflamatórios), analgésico,
b) Luxação