Chas
Conclui-se a partir desse experimento que é possível se calcular a concentração de soluções ácidas e básicas, neste caso soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio utilizando a técnica de titulação.
Esse experimento envolveu preparo e padronização de soluções, reações ácido-base, reações de neutralização e a própria titulação.Essa série de processos permitiram que o objetivo do experimento fosse alcançado,ou seja, possibilitaram a determinação das concentrações.
Um procedimento experimental é passível de erros, neste caso alguns erros relacionados a realização do experimento influenciaram o resultado de modo a se obter valores aproximados para as concentrações.
Parte A:
Preparo e padronização da solução de NaOH
MATERIAIS:
Balança
Béquer de 100 mL (2)
Bastão de vidro (1)
Balões volumétricos de 100 mL (1) e 250 mL (1)
Bureta de 25 mL (1)
Pipeta volumétrica de 100 mL (1)
Pipetador de borracha
Espátula
Erlenmeyer de 125 mL (2)
Frasco plástico para armazenar a solução de NaOH (1)
Tubo de ensaio (2)
Papel indicador de pH
Papel de tornassol azul e vermelho
Preparo de 250 mL de uma solução de NaOH a 0,1 mol L ¯¹A massa do soluto foi calculada para preparar a solução . transferiu-se amassa pesada utilizando-se a espátula e o copinho de plástico.O NaOH foi colocado em um béquer de 250 mL ,contendoaproximadamente 50 mL de água destilada e com auxilio de um bastão de vidroele foi dissolvido.A solução foi transferida para o balão volumétrico de 250mL.Após a solução atingir a temperatura ambiente , adicionou-se o solvente atéque o volume atingir a marca indicativa no gargalo do balão (menisco).Preparada a solução a mesma foi homogeneizada, invertendo-se o balãovolumétrico várias vezes. Ao final do experimento, a solução foi transferida para um frasco plásticoe rotulado com