charge
CHARGE
Pedro Augusto Horie Maia
2015
O que é charge?
A Charge é um gênero textual de fácil leitura e também e de múltiplas de informações que usa o humor, desenho de natureza caricatura, de forma satírica e humorística, em que se busca representar pessoa, fato ou idéia. A charge é usada para criticar determinado assunto. Críticas estas que são feitas ao sistema de modo geral, mas especificamente à política e aos governantes que regem esse sistema. É na charge que a linguagem verbal e não-verbal se une em um contraste entre o que é falado e o que não é falado, mas que apesar do aparente contraste se completam em concordância.
Palavras - chave: Desenho. Humor. Crítica. ABSTRACT.
Em um primeiro contato, o leitor pode até pensar que a charge é apenas um texto engraçado e inocente, mas basta uma leitura mais cuidadosa para perceber que estamos diante de um gênero textual riquíssimo, que critica personalidades, política, sociedade, entre outros temas relevantes. Seu principal objetivo é estabelecer uma opinião crítica e, através dos elementos visuais e verbais, persuadirem o leitor, influenciando-o ideologicamente.
O que precisa para fazer charge
Para ser chargista, primeiramente é necessário ter habilidade para o desenho, imprescindível para se produzir uma boa caricatura. Além disso, é necessário apresentar as seguintes características: ter espírito crítico bom senso estético criatividade originalidade paciência responsabilidade dinamismo metodologia capacidade de criar histórias autoconfiança capacidade de observação capacidade de organização raciocínio rápido agilidade determinação disciplina sensibilidade artística.
Exemplos de Charges
“No ano de 1927, revista Careta publicou uma charge de Oswaldo Storni, na qual aparecia uma cena de fato muito cômica.
A cena mostrava uma mulher - em cujo vestido estava escrito Soberania -, um homem já idoso que portava em seu casaco a palavra