Chapeuzinho
O conto sofreu inúmeras adaptações, mudanças e releituras mais modernas, tornando-se parte da cultura popular mundial e uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos.
O fato é que toda a história de Chapeuzinho Vermelho caminha em prol da ameaça da protagonista ser devorada pelo lobo e, também, aborda alguns problemas próprios dos conflitos internos que são aflorados quando a menina sai do seu lar e fica exposta aos perigos da floresta, sem a proteção dos pais, tornando-se mais sensível, frágil e, portanto, mais vulnerável à sedução do lobo, cuja meta é alimentar-se para sobreviver.
Assim, a história abaixo de Chapeuzinho Vermelho, possivelmente, é a que foi repassada ao leitor por seus pais, tios, avós e, até mesmo pela primeira professora, lembra?
Era uma vez... uma linda menina que desde pequenina gostava de usar capas com um chapeuzinho bem vermelho. Um dia sua vovó decidiu presenteá-la com uma bela capa vermelha com capuz e, daquele dia em diante, a menina não quis mais saber de vestir outra roupa, passando a ser chamada de Chapeuzinho Vermelho.
Ela era uma boa menina, alegre e esperta que vivia com sua mãe numa pequena vila perto da floresta. Um dia, a pedido de sua mãe, a menina vai levar os docinhos a sua vovozinha que está doente e mora sozinha no final de um caminho na floresta.
A mãe recomenda a Chapeuzinho que tome muito cuidado. Não converse com estranhos e vá direitinho, sem desviar do caminho certo, pois há muitos perigos na floresta.
Ainda muito inocente e cheia de imaginação, a menina não segue as recomendações da mãe e, ao atravessar a floresta, fica encantada e atraída pela beleza do mundo à sua volta. Colhendo algumas flores e correndo atrás das borboletas, acaba distraindo-se e toma o caminho mais