Chamadas de sistema linux
Pedro Henrique Soares de Almeida
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR) Av. Monteiro Lobato, s/n, km 4, Caixa Postal 20 - Ponta Grossa – PR – Brasil Telefone Geral +55 (42) 3220-4800 pedrohenrique_rock@hotmail.com Abstract. This article aims to describe the operation of some system calls implemented in Linux operating system Ubuntu 10.10. A system call is the mechanism used by the program to request a service from the operating system kernel. Calls described here were focused on four categories: memory management, process management, management of I / O (Input / Output) and file management.
Resumo. Este artigo tem por objetivo descrever o funcionamento de algumas chamadas de sistema implementadas no Sistema Operacional Linux Ubuntu 10.10. Uma chamada de sistema é o mecanismo usado pelo programa para requisitar um serviço do núcleo do sistema operacional. As chamadas aqui descritas foram focalizadas em quatro categorias: gerenciamento de memória, gerenciamento de processos, gerenciamento de E/S (Entrada e Saída) e gerenciamento de arquivos.
1. Introdução
Uma chamada de sistema (system call) é o mecanismo usado pelo programa para requisitar um serviço do sistema operacional, ou mais especificamente, do núcleo do sistema operacional. [Oliveira 2006].
Ela é implementada no kernel do Linux. Quando um programa faz uma chamada de sistema, os argumentos são empacotados e entregues para o kernel, que assume a execução do programa até que a chamada seja concluída. Uma chamada de sistema não é uma chamada de função normal, e um procedimento especial é necessário para transferir o controle para o kernel. [Mitchell, Oldham e Samuel 2001].
O conjunto de chamadas de sistema Linux faz a interface mais básica entre os programas e o kernel. O Linux possui centenas de chamadas ao sistema, se aproximando das 300. Cada uma apresenta um funcionamento básico ou capacidade. [Mitchell, Oldham e Samuel 2001].
Algumas chamadas de sistema