Chalet da Condessa
Globalização
INDÍCE
Introdução…………………………………………………………………………..pág.3
Noção de Globalização………………………………………………………….......pág.4
Empresas Transnacionais…………………………………………………………....pág.5
Conceito de Desenvolvimento………………………………………………………pág.6
Conceito de Exclusão……………………………………………………………….pág.6
Desenvolvimento/Exclusão…………………………………………………………pág.7
Conclusão…………………………………………………………………………...pág.8
INTRODUÇÃO
Este trabalho vai ser realizado no âmbito da disciplina de Área de Integração, no módulo 6 “Das economias mundo à economia global”. O objetivo deste trabalho é pormos em prática os nossos conhecimentos em relação aos diversos tópicos, sendo que o trabalho está organizado por esses mesmos tópicos.
NOÇÃO DE GLOBALIZAÇÃO
Globalização – Por globalização entende-se que é um processo de aprofundamento da integração económica, social, cultural e política a nível mundial, que tem dado origem a várias transformações a diversos níveis da sociedade.
A globalização tem sido resultado das inovações tecnológicas, especificamente:
Nos transportes públicos, sendo que maior quantidade de cidadãos e bens materiais podem ser deslocados mais rapidamente, a custos reduzidos, para qualquer parte do mundo e diariamente.
Nas comunicações, como por exemplo os satélites, os telemóveis e a Internet, que são considerados bases fundamentais nas mudanças da sociedade. Estas mudanças podem ser observadas diariamente, através de vários exemplos:
Alimentação;
Vestuário;
Televisão/Internet/Telemóveis
EMPRESAS TRANSNACIONAIS
As empresas transnacionais assumem uma enorme importância no processo da globalização mundial, pois representam dois terços de todo o comércio. A sua sede situa-se num país rico mas as suas atividades estão espalhadas por diversos países, onde os custos de produção são bastante baixos no entanto os orçamentos feitos por essas mesmas empresas são