CFENGINE
Hoje, os datacenters de TI devem fornecer e manter serviços estáveis, seguros e escaláveis executados em vários tipos de hardware de servidor e sistemas operacionais, entre várias versões de sistema operacional. A eficiência é importante, e os administradores querem minimizar o suporte a esses serviços e torná-los uma operação totalmente automatizada. Nesta série de duas partes Automatizando o gerenciamento de infraestrutura com Cfengine ", examinaremos o Cfengine, uma estrutura de automação para administração de sistema e gerenciamento de TI.
A parte 1 desta série fornecerá uma visão geral do Cfengine V3 Community Edition e informações sobre como desenvolver e configurar um servidor e cliente de política/distribuição no Cfengine. A Parte 2 continuará com exemplos de uso do Cfengine para executar muitas das tarefas diárias envolvidas em serviços de apoio.
Este artigo supõe que já foi instalado o sistema operacional UNIX® ou Linux® base e que você está familiarizado com os comandos de pacote Cygwin e Linux.
erenciamento de configuração e o Cfengine
O bom gerenciamento deconfiguração estabelece e mantém a consistência com base nos atributos de desempenho, funcionais e físicos de plataformas e produtos de TI, e seus ambientes. Também é usado para determinar recursos de segurança adequados e garantir que sejam devidamente aplicados. Trata-se de um trabalho complexo, e existem muitas ferramentas de gerenciamento de configuração disponíveis.
Algumas ferramentas, como Arusha Project (ARK), podem ser usadas com o Cfengine. Outras usam conceitos semelhantes de gerenciamento de sistema, mas são escritas em linguagens de programação diferentes, como Puppet, escrita em Ruby e que usa chamadas REST, SyncTool, escrita em Python, e SmartFrog, baseada em tecnologia Java™ . Outras, como opsi (Open PC Server Integration), são escritas apenas para Windows®. O IBM® Systems Director e o IBM BigFix, adquirido recentemente, também fornecem gerenciamento de