Cfaq-ii/iii m
IEAR-INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ANGRA DOS REIS
CURSOS PROFISSIOALIZANTES E DE GRADUAÇÃO:
O crescimento por formação profissionalizante no mercado aquaviário
Marcus Vinicius Alves dos Santos
OUTUBRO 2012
I – INTRODUÇÃO: Este relatório procura apresentar os efeitos motivadores da crescente procura pelos cursos profissionalizantes e suas relações com os cursos de nível superior em estudantes do Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ-II/III M). Ele compara as expectativas de inserção no mercado de trabalho de vinte e nove estudantes divididos, pelo nível de escolaridade, em dois grupos: os que já possuem algum tipo de formação acadêmica (PFA) e os que não possuem nenhum tipo de formação acadêmica (NFA). Neste relatório estudam-se dois aspectos relevantes: a perspectiva de inserção no mercado de trabalho e a continuidade dos estudos acadêmicos.
II – JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista a crescente procura pelos cursos profissionalizantes na área de formação de Aquaviária (os CFAQ-II/III M) e a sua valorização junto ao mercado marítimo, este trabalho de pesquisa busca identificar os efeitos que motivam o interesse deste tipo de profissionalização e suas expectativas em relação aos outros cursos de formação de nível acadêmico .
III – DADOS DO CONTEXTO:
De acordo com dados da PETROBRAS e do CNPE, foram encontradas, recentemente, novas camadas do Pré-Sal, com aproximadamente 112 mil km2. Esta recente descoberta prevê claramente o aumento das atividades marítimas em regiões diretamente afetadas pela descoberta destas camadas. Este emergente crescimento das atividades marítimas sugere o aumento dos transportes aquaviários, gerando a necessidade do aumento da mão-de-obra qualificada neste setor. Para a inserção destes profissionais no mercado o PREPOM, em 2012, pretende formar mais de 3000 profissionais através dos CFAQ. Este número corresponde à quantidade de mão de obra que se espera entregar ao mercado em 2013 onde o principal