ceu- centro educacional unificado
A origem da proposta dos CEU`s é a de reforçar a infraestrutura de diversas áreas da cidade anteriormente excluídas do mapa, com baixa renda, garantindo aos moradores dos bairros acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, tecnologia e práticas esportivas, contribuindo com o desenvolvimento das comunidades locais.
CEU
Os Centros Educacionais Unificados (CEU) são equipamentos públicos voltados à educação, criados pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, e localizados nas áreas periféricas da Grande São Paulo. Foram concebidos pelo EDIF - Departamento de Edificações/PMSP como um centro local da vida urbana, com seu programa que articula os equipamentos urbanos públicos dedicados à educação infantil e fundamental e às práticas esportivas, recreativas e culturais cotidianas.
O município de São Paulo conta atualmente com 45 CEUs, onde estudam mais de 120 mil alunos. Os CEUs contam com um Centro de Educação Infantil (CEI) para crianças de 0 a 3 anos, uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) para alunos de 4 a 6 anos e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), que também oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com programação variada para todas as idades, os CEUs garantem aos moradores dos bairros mais afastados acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, tecnologia e práticas esportivas, contribuindo com o desenvolvimento das comunidades locais.
O acompanhamento e a avaliação do processo de implementação dos CEUs, realizado em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA), mostrou indicadores de satisfação das comunidades acima de 90%.
O projeto dos Centros Educacionais Unificados começou a ser estruturado pela Prefeitura de São Paulo, como um projeto Inter secretarial, em 2001, a partir das consultas populares por meio do Orçamento Participativo. O projeto arquitetônico dos Centros Educacionais Unificados foi desenvolvido, inicialmente, pela equipe coordenada pelos