cetona
Química Orgânica
CETONA
Sorocaba
2014
Características da cetona
A cetona mais comum é a propanona, mais conhecida como acetona. A propanona ou acetona é um líquido inflamável, incolor, solúvel em água, de odor irritante.
As cetonas podem ser encontradas na natureza em flores e frutos e até em nossos organismos (em pequena quantidade), fazendo parte dos corpos cetônicos na corrente sanguínea.
Propanona / Acetona
A acetona é um composto orgânico volátil, que é considerado como tendo baixa toxicidade, embora o uso indevido do produto pode causar sérios problemas. Há uma série de usos para a acetona como um dos tipos mais comuns de suprimentos industriais, incluindo sua aplicação em produtos químicos, solventes e removedores de esmalte.
Ela pode ser obtida no meio ambiente como um componente que ocorre naturalmente e também industrialmente, por meio da decomposição térmica do acetato de cálcio, pela hidratação do propeno ou por oxidação do cumeno. Nesse último caso, o cumeno é obtido por meio de uma reação entre o propeno (propileno) e o benzeno, derivados do petróleo.
A formulação e a produção de outros produtos químicos representam até 75 por cento de todas as utilizações possíveis da acetona. A acetona é aproveitada na fabricação de metacrilato de metila (MMA) e bisfenol-A (BPA).
Os usos finais da acetona em relação ao MMA e BPA abrangem plásticos, produtos de acrílico e janelas. A produção de televisores de tela plana e monitores de cristal líquido envolve os MMAs ou metacrilatos. O uso de metacrilatos da acetona também pode auxiliar na produção de vernizes, esmaltes e selantes. BPA é um ingrediente essencial utilizado na produção de resinas de policarbonato, tendo uma vasta gama de utilizações na indústria eletrônica e de automóveis.
Quando a acetona é utilizada como solvente, isto significa que a função