cetoacidode

874 palavras 4 páginas
A cetoacidose diabética é um problema que ocorre nas pessoas com diabetes. Ocorre quando o corpo não consegue usar o açúcar (glicose) como fonte de combustível porque não há insulina ou a insulina não é suficiente. Em vez disso, a gordura é usada como combustível.

Os subprodutos da decomposição da gordura, chamados cetonas, acumulam no corpo.

Causas
Pessoas com diabetes tipo 1 não têm insulina suficiente, um hormônio que o corpo usa para decompor o açúcar (glicose) no sangue para obter energia. Quando não há glicose disponível, a gordura é decomposta em seu lugar.

Quando as gorduras são decompostas, ácidos chamados cetonas acumulam no sangue e na urina. Em altos níveis, as cetonas são venenosas. Essa condição é conhecida como cetoacidose.

Os níveis de glicose no sangue sobem (geralmente acima de 300 mg/dL) porque o fígado fabrica glicose para tentar combater o problema. Contudo, as células não podem extrair essa glicose sem insulina.

A cetoacidose diabética muitas vezes é o primeiro sinal de diabetes tipo 1 em pessoas que ainda não têm outros sintomas. Também pode ocorrer em alguém que já tenha sido diagnosticado com diabetes tipo 1. Infecção, ferimento, uma enfermidade grave, perder doses de insulina ou cirurgia podem levar à cetoacidose diabética em pessoas com diabetes tipo 1.

Pessoas com diabetes tipo 2 também podem desenvolver cetoacidose, mas é raro. Geralmente, essa doença é provocada por uma doença grave. Hispânicos e afro-americanos têm mais probabilidade de ter cetoacidose como complicação de diabetes tipo 2.

Exames
O exame para cetona pode ser usado no diabetes tipo 1 para detecção precoce de cetoacidose. O exame de cetonas geralmente é feito usando uma amostra de urina. O exame de cetona no sangue também existe, mas é mais caro do que o exame de urina.

O exame de cetona geralmente é feito:

Quando o açúcar no sangue é superior a 240 mg/dL
Durante uma enfermidade, como pneumonia, ataque cardíaco ou derrame
Quando ocorre

Relacionados