ceticismo
Conceito:
Ceticismo é um estado de quem duvida de tudo, de quem é descrente. Ceticismo foi criado pelo filosofo grego Pirro no qual afirma que o ser humano não e capaz de ter uma certeza absoluta.
Ceticismo científico:
Ceticismo no qual o cético usa o seu pensamento, ou seja, um pensamento crítico mais um método científico para determinar a veracidade de alguma tese. No entanto o recurso a esse método científico não é muito utilizado pelos céticos, pois muitas vezes os céticos preferem o recurso da evidencia empírica.
Pseudo-ceticismo:
Pseudo-ceticismo ou ceticismo patológico é o termo usado para definir o ceticismo que desviou de seu objetivo.A analise mais conhecida é a de Marcello Truzzi que fez o seguinte conceito: Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".
O cético:
O cético é aquele que: não acredita, duvida, se apresenta como incrédulo ou descrente.O cético é um adjetivo usado para caracterizar o ser que apóia o ceticismo.
Curiosidades:
Podemos afirmar que o ceticismo e o oposto do dogmatismo tendo muitas rivalidades entre ambos. As escolas céticas surgiram com a crítica contra a confiança na capacidade de resolver definitivamente as questões filosóficas (dogmatismo). O ceticismo Pirro era radical que colocava uma duvida sobre a possibilidade de decidir acerca da verdade de todo o enunciado.O cético e também aquele que se recusa a aceitar uma teoria ou idéia que teve sua origem com popularidade ou com a idéia de um ser que impunha autoridade.
Dogmatismo
CONCEITO:
Ao contrario do ceticismo o dogmatismo é a tendência de um indivíduo afirmar ou crer em algo como verdadeiro e indiscutível, ele é um termo bastante utilizado pela religião filosófica. O dogmatismo acontece quando uma pessoa considera