Cesare Beccaria
Beccaria inicia sua obra fazendo uma critica aos tão orgulhosos franceses fazendo refletir sobre duas questões. Primeira é que se eles ainda utilizam meios dos bárbaros para realizar julgamentos isso os tornava bárbaros e segundo é que as normas que estavam em uso, não eram mais validas e não se aplicavam para aquele momento histórico em que eles estavam vivendo.
Continuando a analisar a obra de Beccaria ele introduz naquele momento um dos mais importantes pontos do direito que e a separação dos poderes, pois naquele momento da historia quem criava as leis era o mesmo que julgava. Ele defende a ideia de que deve existir dois poderes um para criar as leis e outro para aplica-las assim se inicia a ideia do poder legislativo para criar a leis que a sociedade clama e do judiciário a quem caberia à parte de julga esses crimes.
Outro ponto importante defendido por Beccaria é que os julgamentos deveriam ser de forma mais clara isso devido ao fato de que um julgamento secreto não garantia aos réus uma defesa justa, afinal como se defender daquilo de que não se sabe do que foi culpado, esse pensamento foi englobado pela nossa constituição artigo 93 inciso IX.
Nossa constituição engloba outros pensamentos de Beccaria como nos descritos no artigo 5º nos incisos LXXVIII e LXXV esses artigos que garante que um réu tenha um julgamento rápido e que se preso injustamente o Estado deva indenizar