cesar coll, formulação das intenções seu grau de concretização
Considerações sobre o Livro "Psicologia e Currículo", de César Coll Por Elias Celso Galvêas
PRIMEIRA PARTE
Capítulo I
César Coll é um emérito pesquisador espanhol, com relevantes serviços educativos prestados para seu país, principalmente no tocante à formulação e implementação da reforma curricular. No Brasil, César Coll trabalhou como consultor do MEC na elaboração dos "Parâmetros Curriculares Nacionais", a serem aprovados pelo Conselho Nacional de Educação, e serviram como marco referencial para o estabelecimento de diretrizes pedagógicas do "Ensino Fundamental".
Os resultados de César Coll fundamentam-se principalmente nas teorias de Piaget e Vigotsky, bem como Ausebel e Bruner, e traduzem uma proposta baseada nos princípios construtivistas e psicopedagógicos, ou seja, uma interação entre a pedagogia e a psicologia, como parâmetros da ação educativa. Em seu livro "Psicologia e Currículo", César Coll se propõe (no Capítulo 4º) a formular um plano curricular estratégico que procura abordar os conteúdos através do que é mais geral e simples ao mais particular, detalhado e complexo; do assunto que possui natureza mais concreta àquilo que é mais abstrato; o ensinar de forma psico-genética e aprender de forma histórico-crítica.
Basicamente, o modelo de projeto curricular de Coll parte de uma discussão sobre a finalidade da educação, das relações entre aprendizagem, desenvolvimento e educação, atentando igualmente às funções do currículo em relação ao planejamento do ensino, em linhas gerais.
Na elaboração de uma Proposta Curricular, César Coll considerou que as seguintes exigências devem ser atendidas:
(1) a proposta deve ser concreta, operacional, flexível e fácil de ser utilizada, em um período razoável de tempo;
(2) o projeto curricular formulado deve ser concreto, garantindo continuidade através da estruturação ordenada e coerente de cada disciplina, respeitando as