Cerâmicas
Revisão!
- CIÊNCIA DOS MATERIAIS “MATERTIAIS CERÂMICAS”
Prof. Msc. Carlos Frederico Campos de Assis / 2012
Coordenação de Metalurgia
Revisão!
Materiais sólidos têm sido convenientemente agrupados em 3 classificações básicas:
Metais;
Cerâmicas, e
Polímeros.
Este esquema é baseado principalmente na constituição química e estrutura atômica, e muitos materiais caem num distinto grupamento ou num outro, embora existam alguns intermediários.
Revisão!
1
26/11/2012
Introdução:
• APLICAÇÕES:
• Até cerca de 40 anos atrás, os mais importantes materiais nesta classe eram denominados "cerâmicas tradicionais", aquelas para as quais a matéria prima básica é a argila; produtos considerados como cerâmicas tradicionais são louça, porcelana, tijolos, telhas, ladrilhos, azulejos, manilhas e, em adição, vidros e cerâmicas de alta temperatura.
• Materiais em estudo – Peças para motores de combustão interna. As vantagens são resistência e dureza elevadas, ótima resistência ao calor e propriedades isolantes.
Introdução:
Introdução:
• APLICAÇÕES:
• Materiais já utilizados – Refratários e outros na construção de fornos para industrias metalúrgicas. Por causa do bom isolamento térmico, bem como ser resistente ao calor.
• Materiais aplicação recentes - Construção de ônibus espacial americano. A estrutura deste veículo é de alumínio revestida por milhares de pastilhas cerâmicas.
Estas pastilhas dão proteção térmica ao ônibus durante a subida e por ocasião da reentrada do mesmo na atmosfera (chamado também de compósitos).
• Outras aplicações - eletrônica, computador, comunicação, aeroespacial e um grande número de outras indústrias.
Introdução:
O termo cerâmica vem da palavra grega keramikos, que significa "material queimado", indicando que as desejáveis propriedades destes materiais são normalmente encontradas através de um processo de tratamento térmico de alta temperatura denominado queima.
2