CERVEJA
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
Departamento de Química
Disciplina: Química Analítica Aplicada
Curso: Química Industrial
Professor: Wanda Izabel Monteiro de Lima Marsiglia
Alunas: Julianna e Luciana
ESTUDO DIRIGIDO – 2ª UNIDADE TEMÁTICA
CERVEJA
1. Cerveja é o produto obtido da fermentação alcoólica, pela Saccharomyces cerevisiae, de um mosto preparado com cevada maltada, adicionado ou não de outros cereais não maltados, lúpulo e água.
2. Lúpulo :É uma planta cultivada na Alemanha. Os cachos florais são colhidos da trepadeira e as flores são secas e comercializadas na forma de pellets. As flores contém a lupulina, que é um material resinoso, de sabor amargo, onde predominam resinas, antocianinas, tanino e α-ácidos. O lúpulo tem dupla função, a aromática e a que propicia o sabor amargo. O lúpulo é adicionado na fase final de fervura do mosto. Água: É fator importante na escolha do local para a cervejaria, pois o volume usado é da ordem de 1000 L para cada 100 L de cerveja obtida. Deve ser potável, não alcalina, levemente dura, com cerca de 500 mg/ml de sulfato de cálcio e corrigida quimicamente, se estiver fora dos padrões. Levedura: As mais utilizadas são as do gênero Saccharomyces cerevisiae e Saccharomyces uvarum. A levedura pura e selecionada provém de meio de cultura sólido ou são células liofilizadas. Essas leveduras têm que ter habilidade em produzir álcool, além de flocular e sedmentar, o que permite a separação da cerveja obtida do inóculo. Malte: É a cevada germinada. Pode ser preparado com outros cereais como o milho, o arroz e o trigo, entre outros.
3. 93% de água; álcool 3,4 - 9%; hidratos de carbono 2% a 3%; As principais propriedades físico-químicas são: acidez volátil, os ésteres e os álcoois superiores, e teor alcoólico.
4. Grau sacarométrico, é a medida da quantidade de açúcar na cerveja, ou seja, medição do brix da cerveja. Grau de fermentação: está relacionado a