cerveja
Cerveja Heineken
Disciplina: Introdução aos Processos de Manufatura
Professor: Leandro Cristino Oliveira Pereira
Alunos: André Iago Éverton Sávio S. Lucas 20122020076
O processo de fabricação da cerveja Heineken é realizada em 4 áreas distintas: o moinho, a cervejaria, as adegas e as instalações de embalagem e distribuição. O moinho é onde os grãos da cevada são triturados, a cervejaria é onde a cevada é fervida para formar uma mistura açucarada chamada mosto de cerveja. As adegas abrigam tanques gigantescos e é onde a levedura transforma esses açucares em álcool e por último as instalações de embalagem e distribuição onde a cerveja é enlatada, engarrafada e distribuída. A cerveja é feita de quatro ingredientes simples, água, cevada lúpulo e levedura.
Primeiramente, a cevada bruta deve ser preparada para a fabricação da cerveja em um processo chamado maltagem, que prepara a cevada para produzir açucares naturais no processo de fabricação da cerveja. Variedades de cevada diferentes são misturadas para dar a cerveja o seu sabor característico. O primeiro passo da maltagem é chamado maceração, que consiste em mergulhar a cevagem em água quente, o objetivo é fazer os grãos da cevada crescerem em um processo chamado germinação. A cevada absorve água por mais de 24 horas e começa a germinar. Depois as sementes são transferidas para um tanque gigante chamado forno de maltagem, onde o calor seco fará a germinação.
A escolha do tipo de malte que definirá os aromas e sabores advindos do malte e principalmente a cor da cerveja. Um malte mais torrado, deixará a cerveja mais escura, enquanto um malte menos torrado, deixará a cerveja mais clara.
Influência da cor do malte na cor da cerveja.
Quase 95% da cerveja é composto por água, a Heineken possui suas próprias estações de tratamento de água, na fábrica de Rotterdam –