Cerveja
DE BARRETOS – UNIFEB
Engenharia Química processos indústriais orgânicos i
PRODUÇÃO DE CERVEJA
MARINA FAITARONE SILVA RA: 511564
MILENA MENEZES COSTA RA: 512394
NATÁLIA NEVES MARIM RA: 512687
PÂMELA SOUZA RA: 512759
STEFANIE CAROLINE MIZUNO RA: 512945
BARRETOS
2012
RESUMO
A cerveja é uma solução aquosa complexa, contendo CO2, etanol, diversos sais inorgânicos e cerca de 800 compostos orgânicos. O flavour da cerveja é determinado principalmente, por compostos produzidos pela levedura durante a fermentação e em parte na maturação. O presente artigo finaliza uma série de revisões sobre os elementos biotecnológicos fundamentais no processo cervejeiro demonstrando os aspectos básicos na maturação da cerveja.
Palavras-chave: maturação, cerveja, biotecnologia.
INTRODUÇÃO
Estima-se que o homem começou a utilizar bebidas fermentadas há 30 mil anos, sendo que a produção de cerveja deve ter se iniciado por volta de 8000 a.C. Essa bebida foi desenvolvida paralelamente aos processos de fermentação de cereais e difundiu-se lado a lado com as culturas de milho, centeio e cevada nas antigas sociedades estáveis. Há registros sobre a utilização de cerveja, na Antiguidade, entre os povos da Suméria, Babilônia e Egito. A bebida também foi produzida por gregos e romanos durante o apogeu dessas civilizações. Dentre os povos que ocuparam a Europa durante o Império Romano, os de origem germânica destacaram-se na arte de fabricar cerveja. Na Idade Média, século XIII, os cervejeiros germânicos foram os primeiros a empregar lúpulo na cerveja, conferindo-lhe as características básicas da bebida atual.
(PRODUÇÃO...,2012).
A cerveja chegou ao Brasil por volta de 1808, trazida por Dom João VI. Até o século XIX ela era importada e privilegio dos nobres. (CORDEIRO; PRESTES, 2012). Com a