cerveja + moda
A História da Cerveja
Não há estudos e nem históricos exatos sobre a data da aparição da primeira cerveja, mas o homem conhece o processo de fermentação há mais de 10.000 anos. Assim como o vinho acredita-se que a cerveja foi uma descoberta acidental, fruto da fermentação não induzida de algum cereal (provavelmente a cevada).
A notícia mais antiga que se tem da cerveja vem de 2.600 a 2.350 a.C. Desta época, arqueólogos encontraram menção no Hino a Ninkasi, a deusa da cerveja, de que os sumérios já produziam a bebida. Já na Babilônia dá-se conta da existência de diferentes tipos de cerveja, originadas de diversas combinações de plantas e aromas, e o uso de diferentes quantidades de mel. O Código de Hamurabi, rei da Babilônia entre os anos de 1792 e 1750 a.C., incluía várias leis de comercialização, fabricação e consumo da cerveja, relacionando direitos e deveres dos clientes das tabernas. Posteriormente, no antigo Egito, a cerveja, segundo o escritor grego Ateneu de Náucratis (século III d.C.), teria sido inventada para ajudar a quem não tinha como pagar o vinho. Inscrições em hieróglifos e obras artísticas testemunham sobre o gosto deste povo pelo henket ou zythum, apreciada por todas as camadas sociais. E um dos faraós, Ramsés III (1184-1153 a.C.), passou a ser conhecido como "faraó-cervejeiro" após doar aos sacerdotes do Templo de Amon 466.308 ânforasou (estocou) aproximadamente um milhão de litros de cerveja provenientes de suas cervejeiras.
Um acaso no Egito e Mesopotâmia deve ter propiciado que em um recipiente contendo a cevada tenha ficado exposto às tempestades, germinando, e depois fermentado com as leveduras naturais presentes no ar. Para temperar e conservar essa bebidaera utilizado ervas, mel e lúpulo.
A palavra "cerveja" vem do nome da deusa romana da agricultura, Ceres. Estátua Deusa Ceres, em Amsterdã (imagem 01)
O latim biberis, "beber", originou o nome da cerveja no italiano (birra), inglês (beer), francês (bière),