Certificação Ambiental - Green Star
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
ARQUITETURA E URBANISMO/8º SEM.
DISC: Indicadores de Sustentabilidade Em Edificações
PROF: Luís Eduardo Vianna Dória
ALUNOS(AS):
Beatriz Ribeiro
Chawana Bastos
Lua Morena
Nadja Leal
Tamires Oliveira
A certificação ambiental é um instrumento interessante que possui grande potencial para implantar melhores práticas sustentáveis no setor da construção civil, que em todo o seu ciclo de vida gera resíduos, consome energia, materiais e produtos, emite gás carbônico na atmosfera, gera renda e impostos. As certificações criam e cobram condições dos empreendimentos que os tornam sustentáveis e atingem também os setores que servem de apoio à sustentabilidade.
Dentre os principais sistemas de certificações ambientais existentes no mundo está o Green Star, um sistema de classificação da sustentabilidade que avalia o projeto em todas as fases para que sejam criados de forma correta desde a produção até a comercialização.
Os benefícios de empresas certificadas ambientalmente são:
•Empreendimentos diferenciados e mais valorizados; •Mais potencial de atingir novos mercados;
•Redução de custos de produção;
•Maior visibilidade uma vez que a consciência ambiental vem aumentando;
•Aumento da credibilidade;
•Redução de custos devido a acidentes ambientais •Redução na utilização de recursos naturais e redução no custo com mão de obra qualificada. Green Star é um sistema australiano que avalia a sustentabilidade de edifícios e comunidades.
Criado pelo GBCA (Green Building Council da Austrália)
Tornou-se um sistema de classificação abrangente para todos os tipos de projetos.
Foi desenvolvido a fim de promover sustentabilidade ambiental, identificar e melhorar os benefícios do design sustentável, construção e planejamento urbano.
O sistema de classificação Green Star avalia a sustentabilidade de projetos em todas as fases desde o planejamento até a fase operacional, considerando e avaliando os impactos ambientais