Certificac O W
ÁREA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS TECNOLOGICAS
ENG. E GESTÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
VI SEMESTRE TURNO DIURNO
Gestão de Qualidade
Certificação
Introdução
O presente trabalho de pesquisa que ze enquadra na cadeira de Gestão de Qualidade vem por este meio abordar questões relacionadas com Certificação, definindo, indicando os benefícios, as vantagens e desvangesns.
A globalização dos mercados torna cada vez mais evidentes as questões da qualidade. De facto a maioria dos nossos parceiros económicos não admite a não qualidade.
Por outro lado, a qualidade é já uma filosofia de actuação nas empresas modernas e competitivas, tornando-se cada vez mais numa questão de acesso a mercados mais exigentes. O interesse crescente em produzir com Qualidade e demonstrá-lo é uma diferenciação positiva, que se tem vindo a afirmar em todas as áreas de actividade.
A certificação de uma empresa consiste no reconhecimento por um organismo idóneo e independente de que a empresa dispõe de um Sistema de Qualidade implementado de acordo com as normas da série ISO 9001. O processo de certificação é um processo voluntário, podendo recorrer a este serviço qualquer entidade, independentemente do seu estatuto ou domínio de actividade.
Uma empresa que esteja certificada de acordo com a ISO 9001:1994, tem de actualizar o seu sistema de gestão da qualidade a fim de satisfazer os novos requisitos ISO 9001:2000.
Desenvolvimento
Certificação
Certificação é a declaração formal de "ser verdade", emitida por quem tenha credibilidade e tenha autoridade legal ou moral. Ela deve ser formal, isto é, deve ser feita seguindo um ritual e ser corporificada em um documento. A certificação deve declarar ou dar a entender, explicitamente, que determinada coisa, status ou evento é verdadeiro. Deve também ser emitida por alguém, ou alguma instituição, que tenha fé pública, isto é, que tenha credibilidade perante a sociedade. Essa credibilidade pode ser