Cerimonial no Velório
QUAL O PAPEL DO CERIMONIAL NUM VELÓRIO?
Muito se fala de Cerimonial fúnebre, honra militar, bandeira a meio mastro e luto oficial, mas existem poucas publicações a respeito do papel do Cerimonial num velório... ONDE?
Primeiro de tudo deve-se escolher o local, não há uma regra, mas normalmente autoridades públicas são veladas nas sedes dos poderes executivo ou legislativo de seu estado/cidade natal ou da cidade em que a autoridade atuasse, dependendo do grau de importância dela. Geralmente ex-governadores são velados nas casas do executivo de seu Estado, Deputados já são velados nas sedes legislativas a não ser que a família da autoridade tenha um desejo diferente disso.
Já uma personalidade pode ser velada em locais relacionados à sua atuação profissional, como por exemplo, um célebre ex-jogador de futebol pode ter seu velório no estádio do time que o consagrou, ou uma grande atriz pode ser velada num importante teatro.
Porém nada impede que o chefe do executivo/legislativo ofereça sua sede para o velório de uma grande pessoa pública.
NA ORGANIZAÇÃO
Normalmente pessoas públicas, com bastante apelo popular, costumam levar uma legião de admiradores a querer participar do velório, para isso devem ser mobilizadas todas as equipes responsáveis pela segurança e trânsito da região, como Guarda Municipal,
Polícias Civil e Militar e a Companhia de Engenharia de Tráfego local, assim como bombeiros e/ou equipe médica, já se trata de um local com muitas pessoas num grau elevado de emoção.
É importante que haja uma entrada diferenciada para que os familiares, autoridades e outras personalidades consigam acessar o local com tranquilidade, também é de praxe que essa entrada seja aberta horas antes da entrada do público em geral, para que essas pessoas tenham mais tempo para se despedir de seu ente querido.
Para a família é simpático que haja um pequeno buffet ou que tenha pelo menos um ponto de apoio com café e água. Cadeiras