cerejeira in flor perfumaria
AMBIENTE DEMOGRÁFICO
População Atual
O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.
No Brasil, o crescimento vegetativo é o principal responsável pelo aumento populacional, já que os fluxos migratórios ocorreram de forma mais intensa entre 1800 e 1950. Nesse período, a população brasileira totalizava 51.944.397 habitantes, bem longe dos atuais 190.755.799.
O Brasil ocupa hoje a quinta posição dos países mais populosos do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira atingiu a marca de 190.755.799 habitantes. Em 2050, a população brasileira será de, aproximadamente, 260 milhões de pessoas, um aumento populacional de quase 70 milhões de pessoas em relação aos 190.755.799 registrados em 2010.
A estrutura da população brasileira
geografianewtonalmeida.blogspot.com
A estrutura da população é representada em forma de pirâmide. Dessa forma os indivíduos com faixa etária entre 0 e 19 anos os considerados jovens, representando aproximadamente 40% da população brasileira. A faixa etária entre 20 a 59 anos, representa cerca de 51% da população. Já as pessoas com idade superior a 59 anos correspondem a 9% da população, ou seja, os idosos.
Houve algumas mudanças nas ultimas décadas na faixa etária brasileira, que se decorreu através de alguns fatores como queda na faixa de mortalidade e de natalidade, assim como a elevação da expectativa de vida, provocando automaticamente um acréscimo no crescimento de jovens e idosos. Mesmo com essa queda na taxa de mortalidade e o aumento na natalidade, os idosos ainda correspondem a um percentual menor na tabela e os jovens continuam com maior percentual. Porém, há certa discussão em relação