Cercas elétricas
CERCAS ELÉTRICAS RURAIS
Acadêmicos: Ana D’Ávila
Ana Tereza
Eurípedes Barsanulfo
Júlia Terra
Ricardo Tavares
Tárik Galvão
Outubro – 2011
INTRODUÇÂO
O conceito de cerca eletrificada foi usado pela primeira vez no livro ''Um Ianquee do Connecticut na Corte do Rei Artur'' de Mark Twain, em 1889, usada como arma defensiva. Uma primeira aplicação real de cerca eletrificada foi desenvolvida em 1936-1937 pelo inventor neozelandês William Bill Gallagher que a usou para impedir o seu cavalo de arranhar o seu carro. Em 1962, Doug Phillips, inventou a cerca eletrificada baseada numa descarga do a partir de um eletrificador eletrônico.
Basicamente uma cerca eletrificada consiste numa barreira que usa o choque elétrico impedir animais ou pessoas de atravessar um limite, demarcado por mourões ligados entre si por fios condutores de energia elétrica. A intensidade da corrente elétrica poderá provocar efeitos que podem ir do desconforto à dor ou mesmo a morte, daí a importância do conceito de ''corrente elétrica''.
A maioria das cercas eletrificadas é usada, hoje em dia, na atividade pecuária para controlar animais e para reforçar a segurança de áreas sensíveis. Com o tempo e materiais de melhor qualidade, este sistema aumentou significativamente a abrangência, que passou de algumas centenas de metros a cerca de 100 quilômetros. Isto reduziu os custos de manejo em mais de 80%.
A melhor eficiência de uma cerca elétrica consiste no uso de isolantes de polietileno, substituindo os de porcelana, melhoramentos do sistema eletrônico dos eletrificadores, introdução de arame de aço de alta resistência mecânica e baixa resistência elétrica e da introdução de redes sintéticas.
Basicamente, as cercas elétricas são projetadas para criar um circuito elétrico quando tocadas por um animal. O aparelho eletrônico converte a tensão da rede elétrica num