Cercas Elétricas
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
ENG 460 - ELETRIFICAÇÃO RURAL
CERCA ELÉTRICA
Seminário apresentado a Universidade
Federal de Viçosa como parte das exigências de atividades da disciplina ENG 460 - Eletrificação Rural.
Júlio César Ferreira de Melo Júnior
Matr.: 33637
VIÇOSA
MINAS GERAIS - BRASIL
FEVEREIRO - 1999.
1. Introdução
Em tempos bastante remotos o homem já se defrontava com o problema de "pastorear" os animais. Nos primórdios da civilização o próprio homem conduzia seu rebanho nas pastagens naturais, sendo depois auxiliado por cães amestrados. Através dos tempos, o conceito da cerca surgiu a partir da existência natural de barreiras físicas como valas, rios, córregos e marcos de pedra. Com o conseqüente crescimento populacional e aumento dos rebanhos surgiu a necessidade de limitar o espaço através da demarcação de terras e sua posterior divisão em áreas de cultura e pastagens. Passou-se, então, a utilizar de forma mais racional os recursos naturais existentes como cercas de pedras, cercas vivas, cercas de madeira e valos.
Com o aparecimento do fio metálico, Joseph Glidden inventou e patenteou, em 1867, nos Estados Unidos, o arame farpado, que, produzido em larga escala, permitiu ao homem dividir de forma racional as pastagens, contribuindo desta maneira para facilitar o manejo dos rebanhos. Para as propriedades de menor porte, o surgimento da cerca eletrificada, nos últimos anos, trouxe um novo conceito de cerca, seja pelo seu menor custo como pela sua praticidade de manejo, com a vantagem de não provocar danos físicos aos animais com ela manejados, ao contrário da cerca de arame farpado (AGGELER, K. E.).
As primeiras cercas eletrificadas surgiram em 1920. Entretanto, foi a Partir de 1930 que realmente foram fabricados os primeiros aparelhos eletrificadores de cercas eficientes, tanto no choque como na segurança em relação a