Ceramica marajoara
Tema: Cerâmica marajoara
Tema: Cerâmica marajoara
Escola Madre Celeste
Diretora: Roseane Moreira
Alunos * Adriano Augusto * Alysson Lucas * Antônio Laércio * Arthur da Costa * Danilo * Gabriel Lobato * Gabriel Trajano * Hélio Jorge * Luiz Henrique * Redner Ryan * Sandro Reis
INTRODUÇÃO
O trabalho seguinte trata sobre a cerâmica marajoara: como surgiu, como ela era feita, e sua importância para a cultura paraense e algumas curiosidades.
ORIGEM
A cerâmica marajoara é um tipo de cerâmica, fruto do trabalho das tribos indígenas da ilha de Marajó (PA), na foz do rio Amazonas, durante o período pré-colonial de 400 a 1400 D.C., no Brasil.(Adriano Augusto).
O período de produção desta cerâmica tão sofisticada esteticamente é chamado de "fase marajoara", uma vez que existem sucessivas fases de ocupações na região, cada um delas com uma cerâmica característica. (Alysson Lucas).
A fase marajoara é a quarta fase de ocupação da ilha. Sucessivamente as fases de ocupação são: Fase Ananatuba (a mais antiga), a Fase Mangueiras, a Fase Formigas, a Fase Marajoara e a Fase Aruã. Destas cinco fases, a Fase Marajoara é a que apresenta a cerâmica mais elaborada, sendo reconhecida por sua sofisticação. (Antônio Laércio).
A cerâmica marajoara foi descoberta em 1871 quando dois pesquisadores visitavam a Ilha de Marajó, Charles Frederick Hartt e Domingos Soares Ferreira Penna. ( Arthur da Costa).
Hartt se impressionou tanto com o que viu que publicou um artigo em uma revista científica, revelando ao mundo a então desconhecida cultura marajoara. (Danilo).
COMO ELES USAVAM
Os índios de Marajó confeccionavam objetos utilitários, mas também decorativos. Entre os vários objetos encontrados pelos pesquisadores encontram-se vasilhas, potes, urnas funerárias, brinquedos, estatuetas, vasos, pratos e tangas para cobrir as zonas genitais das jovens, igualmente feitas de cerâmica.