Cenários Econômicos e Mercado Financeiro
Quando os agentes econômicos formam poupança, ou seja, consomem menos do que ganham, são chamados de agentes superavitários. Quando, por outro lado, conso¬mem mais que sua renda e precisam recorrer à poupança de terceiros, são conhecidos como agentes deficitários.
Sistema Financeiro: conjunto de instituições e instrumentos que viabilizam o fluxo financeiro entre os poupadores e os tomadores na economia.
O sistema financeiro segmentou-se em quatro grandes mercados: mercado monetário, mercado de crédito, mercado de câmbio e mercado de capitais.
Mercado monetário Trata-se de um mer¬cado utilizado basicamente para controle da liquidez da economia, no qual o Banco Central intervém para condução da Política Monetária.
Mercado de câmbio são negociadas as trocas de moedas estrangeiras por moeda na¬cional. Esse mercado é regulado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, que dele também participa para execução de sua Política Cambial.
Mercado de crédito são operações de curto e médio prazo, destinadas ao consumo ou capital de giro das empresas. As operações são usualmente formalizadas por contratos. No mercado de crédito, as instituições financeiras captam recursos dos poupadores e os emprestam aos tomadores, assumindo os riscos da operação. São remunera¬das por uma diferença entre as taxas de captação e de aplicação desses recursos.
Mercado de Capitais
Os agentes superavitários emprestam seus recursos diretamente aos agentes deficitários. Porém, as operações ocorrem sem¬pre com a intermediação de uma instituição financeira. No entanto, nesse merca¬do, essas instituições atuam principalmente como prestadoras de serviços, estru¬turando as operações, assessorando na formação de preços, oferecendo liquidez, captando clientes, distribuindo os valores mobiliários no mercado, entre outros trabalhos. São remuneradas pelo serviço prestado.
Entre as várias competências do BCB destacam-se:
Assegurar a estabilidade do poder de compra