Cenários Economicos - Atividades
1) Os economistas costumam errar suas previsões por duas coisas: a primeira é porque a maioria dos modelos econômicos não leva em consideração o fator humano (como problema de confiança e credibilidade), esquecendo que não somos frios e calculistas. E a segunda é que prevê um sistema estável e racional o tempo todo, ou seja, um sistema de mercado perfeito, sem falhas e nem atritos.
2) Ninguém poderia prever que uma crise financeira internacional poderia existir. A crise econômica de 2008 ocorreu a partir da crise do mercado imobiliário norte-americano. E naquela época tudo indicava que os ciclos econômicos estariam possivelmente domados e que as práticas monetárias e fiscais seriam suficientes para evitar novamente uma Grande Depressão dos anos 30. Por isso os economistas não tinham razões para acreditar que uma crise econômica internacional poderia existir em economias de mercado. E os poucos que acreditavam eram ridicularizados pelos seus esforços. As previsões eram feitas com uma visão de um sistema de mercado perfeito, sem considerar o fator humano, o que ocorre até o dia de hoje, pois a maioria dos modelos teóricos financeiros não agrega esse fator humano.
Atividade 2
1 O componente da demanda agregada que mais contribuiu para o aumento do PIB 2013 foi o consumo das famílias.
2 O artigo utilizado para essa questão foi do Estadão (27/02/2014): http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,pib-cresce-2-3-em-2013-puxado-por-agropecuaria-e-investimentos,178695,0.htm
“Tudo depende de como se vê as coisas”. Pelo artigo podemos ver que o próprio autor compara o valor do PIB com as muitas variáveis que este valor pode ser comparado. O autor tende a fazer as comparações sempre para o lado positivo do PIB, explicando e diferenciando as diversas óticas e falando sempre do seu aumento em relação aos anos anteriores.
Atividade 3
1) O papel do investimento no PIB é muito importante, pois o investimento