Centífuga
Objetivo:
Separar misturas aplicando o processo de centrifugação.
Reagentes:
Leite;
Ácido acético diluído.
Materiais:
Centrífuga;
Tubo de centrífuga;
Béquer.
Teoria:
Misturas heterogêneas de sólidos e líquidos.
Como Funciona:
Consiste, no caso da decantação, da queda das partículas sólidas mais densas que a água para o fundo do recipiente da mistura pela ação da gravidade. No caso da centrifugação, o mesmo ocorre pela ação de uma centrífuga que gira a altas velocidades, acelerando o processo. Vantagens e Desvantagens:
É barato e simples. Não funciona com sólidos comdensidade muito próxima à da água ou com partículas muito pequenas, no caso dadecantação leva muito tempo e a separação das fases líquida e sólida não é perfeita.
Centrifugação: A centrifugação consiste em utilizar diferentes forças para separar as partículas que se encontram em suspensão em um líquido. Estas partículas podem ser glóbulos graxos, microrganismos ou impurezas. Basicamente o fundamento da operação é semelhante para a clarificação, desnate, padronização e bactofugação: a diferença está unicamente no tipo de partículas a separar e nas características dos equipamentos. Aspectos relacionados às características de operação e também ao dimensionamento dos equipamentos são discutidos no tópico Centrifugação da disciplina de Operações Unitárias de Quantidade de Movimento.
Clarificação:
A clarificação consiste essencialmente em eliminar do leite as partículas estranhas, leucócitos e outras células mediante centrifugação, ou seja, consiste em aplicar uma força centrífuga sobre o leite para eliminar as partículas mais densas. A velocidade de rotação neste processo é menor que para o desnate. Na ausência deste tratamento, as partículas formariam um sedimento visível no leite homogeneizado.
Deixando-se o leite em repouso, passado algum tempo, forma-se uma