Centro Universitario
industriais ou de radioterapia, excetuando-se aquele referenciado no tópico anterior; manutenção e testes de equipamentos geradores de radiação ou com fontes incorporadas utilizadas em instalações; manutenção e troca de fontes de Co-60 em equipamentos de teleterapia.
DAS INSTALAÇÕES QUE UTILIZAM FONTES NÃO-SELADAS:
As instalações radioativas nas quais se manipulam, armazenam ou utilizam fontes não-seladas, incluindo aquelas para fins de comercio e prestação de serviços, são classificadas, tomando por base o nível de isenção estabelecido na resolução CNEN/CD No 27/2004, publicada em 10/05/2011, que aprovou a posição regulatória PR 3.01/001:critérios de exclusão, isenção e dispensa de requisitos de proteção radiológica.
Instalações radioativas que manipulam, armazenam ou utilizam fonte não selada com atividade total ate 30 vezes o nível de isenção.
Instalações radioativas que manipulam, armazenam ou utilizam fonte não selada com atividade total entre 30 vezes e 20.000 vezes o nível de isenção.
Instalações radioativas que manipulam, armazenam ou utilizam fonte não selada com atividade total superior a 20.000 vezes o nível de isenção.
Caso a instalação utilize mais de um radionuclideo, seu grupo será determinada pelo valor da atividade normalizada (Na).
DAS INSTALAÇÕES QUE UTILIZAM FONTES SELADAS:
As instalações radioativas que utilizam fontes seladas são classificadas, instalações de grande porte que utilizam fontes seladas em processos industriais induzidos por radiação, nestes incluídos os irradiadores de grande porte utilizados para esterilização de materiais, para preservação de alimentos ou para outras aplicações da irradiação.
Instalação que utilizam fontes seladas em equipamentos. instalações que utilizam fontes seladas em equipamentos de grande porte autoblindados, que não permitem acesso as fontes a camará de irradiação, e nos quais não há o deslocamento das fontes em operação rotineira. Instalações que utilizam fontes seladas