Centro Universit Rio De Jo O Pessoa
13/06/2015
Introdução a Administração
Aluno: Everson Vinicius Carvalho dos Santos
Turma G – Manhã
Sistema Toyota de Produção – (STP)
O Sistema Toyota de Produção é uma combinação dos princípios e técnicas de qualidade total, da administração científica e das tradições culturais japonesas.O Sistema Toyota de Produção é sustentado pelo sistema JUST IN TIME e pela autonomação.
Just in Time significa que, em um processo de fluxo, as partes corretas necessárias à montagem alcançam a linha de montagem no momento no momento em que são necessários e somente na quantidade necessária. A autonomação, que não deve ser confundida com a simples automação, também é conhecida com a automaçã o com o toque humano.
Para entender melhor a autonomação:
“Muitas máquinas funcionam sozinhas uma vez que estejam ligadas. Mas, as máquinas de hoje possuem uma tal capacidade de desempenho que pequenas anormalidades, como a queda de um fragmento qualquer em seu interior pode, de alguma forma, danificá-la. Quando isso ocorre, dezenas e em seguida centenas de componentes defeituosos são produzidos e logo se acumulam.Com uma máquina automatizada deste tipo, a produção em massa de produtos defeituosos não pode ser evitada” (Taichi Ohno, 1997)
Como o Sistema de Produção Toyota (TPS) beneficia a sua organização
O TPS capacita os membros da equipe para optimizar a qualidade através da melhoria contínua dos processos e da eliminação de desperdícios em recursos naturais, humanos e da empresa. O TPS influencia cada aspecto da organização Toyota e inclui um vasto conjunto de valores, conhecimentos e procedimentos. O sistema TPS atribui responsabilidades bem definidas em cada passo da produção e incentiva cada membro da equipe a contribuir para a melhoria global. Como resultado o TPS, Sistema de Produção Toyota tem os seguintes benefícios:
Qualidade – inerente nos produtos Toyota
Custos – minimizados graças a bom retorno do investimento
Entregas –