CENTRO UNIVERSIT RIO DE BRUSQUE
A pesquisa por estudo de caso é qualitativa, ou seja, tem caráter exploratório, que estimula os entrevistados a falarem livremente sobre o tema.
Esse método de pesquisa pode ser o estudo de uma entidade bem definida, como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa ou uma unidade social. È uma pesquisa bem aprofundada que visa conhecer seu “como” e seus “porquês”, onde os resultados dependem fortemente do poder de integração do investigador.
Podemos dizer que possui cinco principais características: É “um sistema limitado”, e tem fronteiras “em termos de tempo, eventos ou processos” e que “nem sempre são claras e precisas”. (CRESWELL, 1994. In: COUTINHO & CHAVES, 2002, p. 224); É um caso sobre “algo”, que necessita ser identificado para conferir foco e direção à investigação. (COUTINHO & CHAVES, 2002, p. 224);
É preciso preservar o caráter “único, específico, diferente, complexo do caso”. (MERTENS, 1998. In: COUTINHO & CHAVES, 2002, p. 224); A investigação decorre em ambiente natural; O investigador recorre a fontes múltiplas de dados e a métodos de recolha diversificados: Observações diretas e indiretas, entrevistas, questionários, narrativas, registros de áudio e vídeo, diários, cartas documentos, entre outros. (COUTINHO & CHAVES, 2002, p. 224).
OBJETIVOS DESTA PESQUISA
O estudo de caso é um método qualitativo que consiste, geralmente, em uma forma de aprofundar uma unidade individual. Ele serve para responder questionamentos sobre o estudado.
O estudo de caso contribui para compreendermos melhor os fenômenos individuais, os processos organizacionais e políticos da sociedade. É uma ferramenta utilizada para entendermos a forma e os motivos que levaram a determinada decisão. Conforme Yin (2001) o estudo de caso é uma estratégia de pesquisa que compreende um método que abrange tudo em abordagens especificas de coletas e analise de dados.
Este método é útil quando o fenômeno a ser