Centro Historico de São Paulo
DISCIPLINA: VIAGEM DE ESTUDOS II
PROFESSORES: ULYSSES MAGOULAS E THEREZA CARVALHO
ALUNOS: SUELLEM CERQUEIRA E NEYLSON DOS SANTOS
CENTRO HISTÓRICO DE SÃO PAULO
O centro histórico de São Paulo localiza-se no centro do município de São
Paulo. É formada pelos distritos da Sé e República, neles se encontram a maior parte dos edifícios que formam a história da cidade. Como exemplo temos o Pátio do Colégio, Catedral Metropolitana de São Paulo, Teatro municipal de São Paulo e Mercado municipal de São Paulo.
LOCALIZAÇÃO
Embora seja comum considerar os distritos Sé e República como sendo o
“Centro Histórico de São Paulo”, esse título cabe principalmente ao distrito da Sé, mais precisamente a região compreendida entre o Largo de São
Francisco, o Largo São Bento e a Praça da sé.
Essas 3 localidades formam o que chamamos de “triângulo histórico”, onde de fato surgiu o Colégio Jesuíta e o povoado, e posteriormente a “Vila de
São Paulo de Piratininga”.
HISTÓRICO
Antes de ser uma cidade, São Paulo foi uma escola. No atual Pátio do
Colégio, junto à encosta do Tamanduateí, o Colégio dos Jesuítas foi o começo da cidade em 1554. A colonização do território, naquela época, teve como ponta de lança uma escola.
O edifício da escola materializava a nova doutrina difundida entre as crianças índias e os filhos dos colonizadores, e o papel de instrumento da colonização refletia-se no edifício. Os assentamentos de frente da ação colonizadora tinham, quase sempre, um colégio, uma escola, uma missão ou um seminário.
O Pátio do Colégio, na época Largo do Palácio, c. 1862
HISTÓRICO
Os jesuítas foram expulsos; mais tarde voltaram e retomaram a catequese. O colégio, erguido em uma encosta, funcionava como uma fortificação: os jesuítas pensavam em se proteger tanto dos bandeirantes quanto dos próprios índios.
Em 1653, os jesuítas conseguiram dominar os índios e começaram a impor sua doutrina
novamente.