centro de referencia de assistencia social
São necessários para trabalhar no CRAS uma equipe de quatro assistentes social, um psicólogo e um diretor.
A orientação é que toda a equipe de referência do CRAS seja composta por servidores público efetiva isso está fundamentado na necessidade de que a equipe de referência do CRAS tenha uma baixa rotatividade, há casos de profissionais que atualmente encontra-se na condição de terceirizados ou com contrato de trabalho precarizados, é necessário que esse profissional passe por uma seleção por meio de concurso, deve ser realizado em um processo público e transparente, também é preciso garantir a capacitação continua dos profissionais e a garantia dos direitos trabalhista desses profissionais
As atividades do CRAS são: Organizar e oferecer serviços de proteção social básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
As funções desses profissionais são por mapear da região de vulnerabilidade, e que deve ter uma ação definida pela equipe, fazem registros de ocorrências, cadastros de atendimentos e comunicação viam internet.
As atividades do CRAS são: organizados pela equipe de trabalho com ofertas de serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica.
Acolhida, oferta de informações e realizações de encaminhamentos às famílias:
Realização de atendimento individualizado e visitas domiciliarem as famílias referenciadas ao CRAS
Desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias na comunidade
Acessória aos serviços socioeducativas desenvolvidas na comunidade.
Acompanhamento das famílias em descumprimento de condicionalidade.
É preciso uma reflexão sobre os parâmetros ético-político na construção dos sistemas de informações, especificamente na área do Assistente Social. Possibilitando a análise das questões intencionais que está subjacente no momento, de opção pela construção de um dado sistema de informação a realização de pesquisas, nestes pode-se constatar o quanto é urgente e necessário a