Centro de memória institucional
A construção do grande prédio da Escola Normal foi iniciada em em 1927, quando o Prefeito Antônio Prado Júnior comprou o terreno da Rua Mariz e Barros.
Antonio Prado Júnior – Prefeito do Distrito Federal
Naquele ano o Prefeito instituiu um concurso para arquitetos que visava, escolher aqueles que construiriam a sede da Escola Normal, que desde 1880, época de sua criação, não pudera ter sede própria. São escolhidos os arquitetos Brunhs e Cortez, e a construção termina em 1929. Em 1930 o prédio é ocupado pela Escola Normal.
CEMI - Centro de Memória Institucional
Capítulo I
Em 1932, sendo Diretor de Instrução Pública o Prof. Anísio Teixeira, é criado o Instituto de Educação.
Prof. Anísio Teixeira O primeiro diretor do Instituto de Educação foi o Prof. Fernando de Azevedo que implementou novas diretrizes a escola, adaptando-a aos novos tempos que começavam.
Prof. Fernando de Azevedo
CEMI - Centro de Memória Institucional
Capítulo I
O prédio, dentro da nova proposta educacional, possui amplos espaços que permitem uma ação educativa de vanguarda no Brasil, com salas ambiente onde o aluno tem acesso a diversos materiais, todos importados, que lhe permitem ter uma visão extensa do mundo acadêmico e cultural.
Projeto da Escola Normal do Distrito Federal
Escola Normal do Distrito Federal – perspectiva do pátio interno
CEMI - Centro de Memória Institucional
Capítulo I
A preparação do normalista deve envolver também conhecimentos pedagógicos de inserção do aluno, assim, as aulas de Educação Física, os laboratórios de Higiene, Museu História Natural, Química, Física, as escolas de aplicação e pesquisa – o Jardim de Infância e o grupo Escolar, são partes desta proposta de formação.
Museu de História Natural
Laboratório de Química
< Utilize o Menu ao lado para continuar a visita >
CEMI - Centro de Memória Institucional