Centro De Ensino Superior De Juiz De Fora
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Museu de Arte Digital e Música Avançada
Processo de requalificação urbana do Complexo Arquitetônico da Praça da Estação com criação de anexo para o novo museu.
Memorial descritivo de Projeto Integrado para a disciplina de Técnicas Retrospectivas II, orientado pela Prof.ª M.ª Milena Andreola.
Alunos: Gustavo Perham
Phillipe Cunha
Vinicius Vilela
2014
Juiz de Fora
1 INTRODUÇÃO
O projeto para o então Museu Ferroviário de Juiz de Fora visa adapta-lo para um upgrade, com a criação de um anexo e sua ampliação no foco expositivo para a arte digital e a música avançada, ou seja, a música interativa instantânea. O MADMA – Museu de Arte Digital e Música Avançada, faz parte de um processo de requalificação do antigo centro da cidade de Juiz de Fora, conhecido pelo Conjunto Arquitetônico da Praça da Estação, iniciado com a construção do Anel Viário e com o projeto urbano-paisagístico de uma praça linear interligando os dois extremos do dito triângulo central de Juiz de Fora.
O Complexo do Museu trata-se de uma acupuntura urbana na região da Praça da Estação, formalmente chamada de Praça Dr. João Penido, requalificando ao uso tanto diurno quanto noturno de jovens da Zona da Mata, potencializado não só pela construção do anexo do museu e da praça linear mas também no retrofit do edifício do terminal rodoviário, transformando a região também em um polo voltado para a pesquisa da ciência e tecnologia com cursos técnicos e de computação.
2 TEMÁTICA
O Museu de Arte Digital e Música Avançada é voltado para a exposição máquinas e obras de arte criadas por intermédio de computadores ou por sua essência, eletrônicas, tendo como público alvo jovens, mais intimamente ligados á cibercultura e voltado principalmente na divulgação de artistas, coletivos de arte, VJs e cientistas cujo objetivo seja a propagação da tecnologia à camada cultural do conhecimento humano. Como complemento ao acervo