Centro Cultural jean tjibaou
Jean Marie Tjibaou
Renzo Piano
Equipe:
Bruna Alves e Ianca Farias
• A obra projetada por Renzo Piano vem com um estilo contemporâneo, utilizando recursos tecnológicos para homenagear a antiga cultura da Oceania. Renzo mergulhou nas tradições culturais da comunidade Kanak, respeitando seus costumes e características populares para desenvolver o projeto.
Numa área de 3,5 mil metros quadrados, dez pavilhões alinham-se na faixa litorânea, uma reserva natural. As vigas de madeira iroko que compõem a fachada têm alturas que variam entre vinte e vinte e oito metros, criando volumes que dão movimento ao conjunto. A equipe de Piano pesquisou materiais de texturas variadas.
• Materiais utilizados: madeira natural e laminada, concreto e corais, painéis de vidro e peças de aluminio, cascas de árvores e aço inox.
• Além do cuidado com a estética, o projeto buscou explorar as características climáticas do local.
Aproveitando a paisagem natural da ilha, os ambientes foram planejados com amplos espaços arborizados, grandes vãos e passarelas interligando as edificações.
• As cabanas são equipadas para aproveitar a ventilação natural, a utilização de um teto duplo permite a circulação do ar entre as duas camadas de madeira laminada e as aberturas na parte superior captam os ventos das monções, que vêm do mar. O fluxo de ar é regulado por clarabóias que abrem e fecham de acordo com a quantidade de vento. Esses sistemas foram concebidos com a ajuda de simulações por computador e testes em túnel de vento.
• Arcos verticais de madeira presos em estruturas metálicas transversais criam um espaço vazio para circulação do ar que funciona como sistema de resfriamento natural.
Corte
Implantação
Referências: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.063/431 http://www.fec.unicamp.br/~estruturastubulares/jeanmarietjibaou.htm
http://www.revista.brasil-europa.eu/136/Tjibaou-Vegetais-e-Cultura.html