Centro Cultural Dragão do Mar
1- Identificação da Obra:
- Localização:
Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza
- Ano e período construtivo:
Antigo porto de Fortela. No século 19 começou a surgir o primeiro povoado.
- Dados:
Região portuária, onde havia vários galpões e comerciantes. Há duas pontes importantes, a ponte Metálica e a dos Ingleses. Com o avanço da maré, foi destruída a faixa litorânea, causando um certo abandono na região já que não era mais o principal porto.
2 - Caracterizão da Obra
- Descrição e características:
Como foi povoado no séc. 19, predominava uma arquitetura neoclássica. A região continha armazéns, galpões, casarões e pequenos comércios. Bar Pirata Área Intervenção
3 – Transformações:
Com a destruição da faixa litorânea e a abertura de um novo porto, a região sofreu um forte abandono e deterioração, formando a favela Poço das Drogas, próximo a Ponte Metálica.
4- Projeto/Intervenção
Autor: Fausto Nilo Costa Junior Delber Ponce Leon A proposta foi criar um espaço memorável para contribuir com a recuperação da região. De linhas ousadas e inovadoras, foi inaugurado em 1999, e é considerado um exemplo de arquitetura pós-moderna no país. Com aproximadamente 30 mil metros quadrados de área, o conjunto abriga o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, o Memorial da Cultura Cearense, o Planetário Rubens de Azevedo, além de auditório, biblioteca, anfiteatro e duas salas de cinema. O nome Dragão do Mar é uma homenagem ao jangadeiro e líder abolicionista Francisco José do Nascimento. O Centro é mantido pelo governo do estado através do Instituto de Arte e Cultura do Ceará.
A edificação é predominantemente em branco, com uma escala monumental e com elementos arquitetonicos que remetem á cultura cearense e a arquitetura de seu entorno.
Planta Visão Geral Memorial da cultura cearese e MAC