CENTRO CULTURAL DE SP
Luiz Telles
Eurico Prado Lopes
Especificações
Terreno: 22.750,00m²
Área Construída: 46.500,00m²
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso
Construção: 1978-1982
São Paulo
Brasil
Situação com entorno
Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Inaugurado em 1982, foi um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país, promovendo mostras, espetáculos, oficinas e debates sobre cinema, dança, artes visuais e cênicas, música clássica e popular, além de programação infanto-juvenil. O CCSP também mantém expressivos acervos da cidade em diversos temas e mídias, um conjunto de três bibliotecas, uma gibiteca, sala de leitura e oferece serviços como bicicletário e restaurante. O
Centro Cultural São Paulo apoia a arte experimental, reúne artistas e os aproxima do público, bastante numeroso e plural devido à diversidade da programação e os preços populares.
Historia
A história do Centro Cultural São Paulo começa na década de 70, quando o terreno entre a rua Vergueiro e a Avenida 23 de Maio foi cedido para a prefeitura.
Fruto das desapropriações ocasionadas pela construção do metrô, a área foi alvo de diversas especulações.
Idealização de Miguel Colasuonna, prefeito de 1973 a 1975.
Estrutura
Pretendia-se que o espaço fosse envolvido por formas curvas e que a estrutura participasse dessa ambientação. Tendo em vista a precariedade das fôrmas para concreto armado, na época, foi optado por fundos de viga metálicos, com contribuição estrutural, e que garantissem a geometria das curvas propostas. O emprego do concreto nas vigas considerou sua contribuição ao desempenho acústico do espaço.
Luz
A luz natural promove variações em muitos pontos do edifício. Aberturas de iluminação zenital voltadas para a face sul, possibilitam “ver o céu” e destacam momentos do eixo longitudinal da cobertura. A luz do sol incidindo no canteiro central da rua interna, destaca e movimenta o paisagismo.