Centro comunitario
1.1 TÍTULO
Cetro Comunitário Central
Lazer, Cultura, Assistência e Capacitação Profissional
1.2 TEMA
Projeto de um edifício para Centro Comunitário na cidade de Maringá, com enfoque na integração social, inserção urbana e produtiva.
1.3 OBJETIVOS
Esse trabalho tem como objetivo desenvolver um edifício de caráter comunitário para a cidade de Maringá com o intuito de valorizar e suscitar a cultura e o lazer, capacitar cidadãos para o mercado de trabalho através de cursos, além de dar assistência com práticas educativas e preventivas com a finalidade de garantir um convívio saudável e contribuir para a emancipação social.
Propor uma edificação que viabilize tais atividades e discussões é não atender somente as funções descritas acima, mais, além disso, é funcionar como agente socializador e provedor da inclusão social, de forma a atrair pessoas por ser central, acessível e marcante arquitetonicamente na cidade.
1.4 JUSTIFICATIVA
A necessidade de criação de um projeto arquitetônico com funções de centro comunitário que contemple atividades de cunho educativo, cultural, lazer, capacitação profissional e assistência, surge da constatação da inexistência de um local público com tais funções na cidade de Maringá.
Ainda que existam alguns equipamentos de lazer e cultura pontuados pela cidade, públios, como o Teatro Callil Haddad, Teatro Reviver, Teatro Barracão, Biblioteca Municipal; e privados, como os cimenas, estes se encontram, as vezes, descentralizados na cidade, ou com alguma deficiência, o que prejudica o acesso da população. As praças, no entanto, aparecem em sua maioria na região central, porém acabam por não cumprir sua característica fundamental de praça, como local de encontro, passeio e contemplação por, em muitos casos, se limitarem a servir como rotatórias do sistema viário.
Com caráter assistencial e educativo Maringá também conta com entidades como o Sesc, Senai e Senac, estas são entidades de caráter privado que através