Centro Cirurgico
CENTRO CIRÚRGICO
A unidade de centro cirúrgico é um conjunto de elementos destinados a atividade cirúrgica e à recuperação anestésica. O Centro cirúrgico é um dos sistemas mais importantes dentro do sistema hospitalar.
O centro cirúrgico é dividido em áreas específicas por ser uma área crítica, com maior risco de transmissão de infecções, devido aos procedimentos ali realizados. (CARVALHO; BIANCHI, 2007)
No decorrer da história, na época de Florence Nightingale, a assistência prestada era voltada para atividades de limpeza, do cuidado com a higiene, a dieta do paciente e com a ventilação do ambiente. (CARVALHO; BIANCHI, 2007, p.22)
O centro cirúrgico deve proporcionar local adequado para a realização dos procedimentos. “É patente que o centro cirúrgico é o coração do hospital, que tem como base de atuação o atendimento ao paciente cirúrgico, tanto em cirurgias eletivas, como nas de urgência e emergência.” (CARVALHO; BIANCHI, 2007, p. 26) Não se deve esquecer que o trabalho envolve não só a satisfação do paciente e família, mais também da própria equipe cirúrgica. “A unidade de centro cirúrgico, além de seu alto nível de complexidade, agrega fatores causadores de estresse no trabalho, principalmente nas inter-relações setoriais e profissionais.” (CARVALHO; BIANCHI, 2007, p. 62) Ao enfermeiro é atribuída a responsabilidade de gerenciar a unidade com competência técnico - administrativo.
No desempenho de suas atividades, o enfermeiro gestor do centro cirúrgico se destaca como responsável pela administração, exercendo papel no planejamento, na organização, na direção e no controle junto à equipe multidisciplinar, bem como no gerenciamento da assistência ao paciente e da equipe de enfermagem. (CARVALHO; BIANCHI, 2007, p.71)
Sabe-se que a gerência é um processo por meio do qual um grupo de pessoas, em uma instituição, dirige suas ações e seus recursos para alcançar metas e objetivos comuns.
“Gerir pessoas é um processo amplo e