Centro cirurgico
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
TIPOS DE AUTOCLAVE
MANAUS – AM
2013
LUCAS FEIJÓ
TIPOS DE AUTOCLAVES
Trabalho apresentado ao Centro de Ensino Literatus – CEL, do Curso Técnico em Enfermagem, turma 04/12M, para obtenção de nota parcial para o estagio de centro cirúrgico, sob a orientação da Profª Liduana.
Manaus – AM
2013
Sumário
Introdução
Este trabalho tem como objetivo expor principalmente sobre as autoclaves e seus tipos, que são equipamentos para laboratórios utilizados para a realização de esterilização. Através do vapor sobe pressão esteriliza instrumentos utilizados em procedimentos cirúrgicos e laboratoriais, abordaremos também sobre outros processos de esterilização, a flambagem e a fervura, sendo estes equipamentos muitos uteis em hospitais.
Esterilização de materiais
Esterilização de materiais é a total eliminação da vida microbiológica destes materiais. É diferente de limpeza e diferente de assepsia. Como exemplo, uma tesoura cirúrgica pode ser lavada, e ela estará apenas limpa. Para ser esterilizada é necessário que seja submetida ao calor durante um determinado tempo, destruindo todas as bactérias, seus esporos, vírus e fungos. Existem várias técnicas de esterilização, que apresentam vantagens e desvantagens; contudo, a técnica usada mais regularmente é a autoclavagem.
Conceito técnico
Esterilização de materiais é na verdade a tendência de eliminação de todas as bactérias ou redução da população de uma colônia, pois ainda depois da esterilização o material supostamente estéril ainda possui uma porção mínima de bactérias, portanto, depois de estéril estes materiais são colocados com uma data de validade e armazenados em uma sala com temperatura controlada, isto é, se não forem usados neste período os materiais deverão ser esterilizados novamente.
A questão da temperatura vai