Centro BH
Edifício CentroeQuatro
Endereço: Praça Rui Barbosa, 104, Centro – Belo Horizonte
Proprietário: Instituto Antônio Guimarães
Uso original: Fábrica de tecidos
Arquiteto: Edgar Nascentes Coelho
Ano da Construção: 1906
Uso atual: Restaurante, Bomboniere, Exposição, Show, Cine
Dados Históricos: Inaugurado em 1908, o edifício foi construído para sediar a fábrica de tecidos da Companhia Industrial de Belo Horizonte, primeira grande indústria de tecidos a se estabelecer na Nova Capital de Minas. O projeto original da edificação foi elaborado, em 1906, pelo arquiteto Edgar Nascente Coelho. A partir do final da década de 40 o edifício passa a abrigar a União Brasileira de Tecidos, popularmente conhecido como 104 Tecidos. Atualmente, parte do galpão é ocupada pela fábrica da fourteen.
Intervenções: O prédio sofreu, ao longo dos anos, inúmeras intervenções que, além de descaracterizarem seu interior, contribuíram para o desaparecimento quase completo das linhas arquitetônicas originais de suas fachadas.
Prédio Tombado.
Prédio da Escola de Engenharia da UFMG
Endereço: Rua Espírito Santo, 35, Centro – Belo Horizonte
Proprietário: Governo Federal
Uso original: Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais
Arquiteto: Não identificado
Ano da Construção: 1911
Uso atual: Imóvel vazio, futura sede do Fórum da Justiça do Trabalho
Dados Históricos: O Secretário de Agricultura do estado, advogado José Gonçalves de Souza, presidir a reunião que decretou a criação da então Escola Livre de Engenharia de Belo Horizonte. Além do Secretário, o encontro também contou com a participação de 14 profissionais, em sua maioria engenheiros formados pela Escola de Minas de Ouro Preto. A primeira Congregação da Escola Livre de Engenharia foi constituída, então, por seu 15 fundadores, e sua primeira assembléia estabeleceu José Gonçalves de Souza como o primeiro diretor da nova instituição.
Características Arquitetônicas: Construído em estilo