Centrifugação
A centrifugação é um processo de separação de misturas utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura sólido-líquida deposita-se no fundo do recipiente devido à ação da gravidade. .(Toffoli 2015)
Este processo é ocorrido em um aparelho chamado centrífuga, que gira em alta velocidade, fazendo com que a substância mais densa seja “forçada” a sedimentar (decantar) devido à ação da força centrífuga.(Toffoli 2015)
Podem ser divididas em dois tipos, como centrifugas sedimentadoras e filtros centrífugos, sendo que estes podem ser subdivididos de acordo com o tipo de separação liquidas e solidas. Qualquer maquina rotativa na qual a força e aplicada a um fim pratico (separação de fases, por exemplo) e chamado um centrifugador ou uma centrifuga.
Os centrifugadores são usados para outros fins além de separação de sólidos e líquidos. Entre estes fins estão, as separações de líquidos imiscíveis de diferentes densidades; a separação de macromoléculas como os vírus; e a concentração de gases de diferentes massas moleculares.
Quando uma suspensão de partículas é centrifugada a sedimentação das partículas é proporcional à força aplicada. As propriedades da solução também irão interferir na taxa de sedimentação.
Quanto maior for o número de rotações por segundo, maior será a força centrífuga aplicada na partícula e, quanto maior o raio da circunferência, maior a força centrífuga. A força centrífuga relativa (FCR) pode ser calculada por:
OBJETIVOS:
Demonstrar a operação unitária de centrifugação (separação de misturas), utilizando certa quantidade de leite supostamente de búfalo e leite em pó e avalia-se o teor de gordura de ambas as amostras.
4. Resultados e discussão
O processo feito com o leite em pó carbonizou-se , por não ser um processo adequado para determinação de gordura, ou seja não foi possível visualizar a separação das duas fases. Já no processo supostamente utilizando o leite de búfalo detectou-se 1% de gordura.