Centralização e Descentralização
O nível hierárquico no qual as decisões são tomadas dentro de uma organização está ligado ao quão centralizado ou descentralizado ela é. Uma empresa ser centralizada significa que a autoridade das decisões está ligada ao topo da organização, já de uma descentralizada o poder de decisão é empurrado para os níveis organizacionais mais baixos. Normalmente as grandes empresas são descentralizadas e as pequenas e medias empresas são centralizadas, porém não existe regra para isso, pois depende da natureza do negocio e da estratégia corporativa. Empresas descentralizadas tendem a ter ambientes mais turbulentos e competitivos, o que acaba tornando-as mais rápidas do que empresas centralizadas. Um exemplo de empresa descentralizada é a Petrobras, já uma empresa que mesmo não sendo pequena é centralizada é o SBT, onde tudo e qualquer coisa que acontece na companhia passa pelas mãos do dono: Sílvio Santos.
Liderança
Mesmo sem a figura do chefe tradicional, a equipe não fica abandonada. Para tocar os projetos e incentivar os colegas, é escolhido um líder, que pode variar de acordo com o objetivo e o trabalho a ser feito. Na opinião de Valérya Carvalho, consultora da Muttare, a liderança não é algo restrito a um grupo seleto de pessoas geniais. Para ela, a maior parte dos profissionais é capaz de liderar, desde que a empresa incentive a liberdade para criar e opinar.
Segundo a consultora, quem tem liderança demonstra algumas particularidades. Uma delas é a prática freqüente de questionar e sugerir soluções, e não apenas criticar sem colaborar efetivamente. Outro indício é a iniciativa de apontar problemas sem medo de receber críticas ou desagradar superiores. "Tem muita gente complacente, que pensa que não vale à pena se manifestar. O líder não é assim", define Valérya.
Conflito
Em uma empresa descentralizada, onde todos são incentivados a exercer papéis de liderança, é claro que os conflitos podem ocorrer. O problema é mais