Centralização e descentralização
CENTRALIZAÇÃO x DESCENTRALIZAÇÃO
CENTRALIZAÇÃO x DESCENTRALIZAÇÃO
UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE MINERAÇÃO
RESUMO O artigo apresenta o processo de descentralização de decisões sobre segurança, saúde e meio ambiente no trabalho em uma empresa do setor de mineração. Inicialmente é feita a abordagem teórica sobre o tema, mostrando o que vem a ser a descentralização como processo, alinhada à estratégia da empresa, a importância da participação dos trabalhadores, a utilização do conceito empowerment e time. Em seguida, apresenta-se o estudo de caso na indústria de mineração, mostrando o trabalho da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que atende a legislação trabalhista e, depois, com a introdução da Comissão do Uso Seguro do mineral da qual somente os trabalhadores participam e os ganhos obtidos pela empresa e pelos trabalhadores.
INTRODUÇÃO
As organizações necessitam nos dias de hoje ser flexíveis para aumentar sua competitividade. Para isso necessitam ter uma estrutura que atenda suas necessidades e que suas decisões fluam numa velocidade para mantê-las competitivas. O trabalho tem por objetivo pesquisar as teorias existentes sobre a centralização e descentralização da autoridade, finalizando com uma aplicação numa indústria de mineração que mostrará a descentralização de decisões quanto à segurança, à saúde e ao meio ambiente no trabalho, comparando duas situações vividas pelos trabalhadores: a primeira quando na empresa havia somente a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, cujas decisões eram tomadas pela empresa, e a segunda com a formação de uma comissão de trabalhadores na produção, além da CIPA, proporcionando ganhos para ambas as partes – empresa e trabalhadores.
REVISÃO DA LITERATURA
A flexibilidade das organizações possibilita contínuas readaptações dos seus recursos, sejam eles tecnológicos e financeiros, e isso somente é possível se as